Fichamento 1
VIEIRA, A.Thomaz. Funções e Papéis da
Tecnologia, Gestão escolar: formação de gestores escolares para uso das
tecnologias da informação e comunicação. São Paulo, PUC-SP, 2004.
Resumo
O autor traz contribuições para
a formação de um gestor escolar que faz uso das tecnologias de informação e
comunicação em seu cotidiano dentro da instituição escolar, seja no trato
direto com professores e funcionários ou destes para com os alunos.
Para isso, o autor
diferencia dado de informação e conhecimento; além de destacar a importância da
postura flexível do professor para êxito na implementação de novas praticas na
escola, e enumerar os ingredientes-chave
para implementação eficaz de novos sistemas nas escolas.
Citações
principais do texto
“ Sabemos dos vários benefícios que a
tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno.”
“ Mas o grande problema em foco da gestão
escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de
direção e coordenação da escola.”
“ Conhecimento não é dado nem informação,
embora ambos estejam relacionados.”
“ Os dados são conjuntos de fatos distintos e
objetivos, relativos a eventos.”
“ Já a informação, na forma de documento ou
de uma comunicação audível, é uma mensagem.”
“ Para que os dados transformem-se em
informações, é preciso que se acrescente significado.”
“ Computadores podem ser grandes aliados dos
gestores na transformação de dados em informações.”
“ Embora obtenhamos dados a partir de
registros e informações, de mensagens, os conhecimentos tem origem em
indivíduos.”
“ Contudo, existe uma outra possibilidade
para obtenção do conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o
estudo e análise de suas rotinas.”
“ Então se pretendemos ter um ambiente com tecnologia
em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições
para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de
relações diretas entre pessoas que os detêm – simplesmente porque trabalham
juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a respeito de
rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar.”
“ A pratica do trabalho dos professores,
geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma
cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a
existência de momentos de troca de experiências entre professores e
funcionários.”
“ A implementação de um sistema de
organização e disseminação na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação
já faz parte da cultura escolar.”
“ Quando um sistema é implementado em
culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as
informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente,
criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e
oposição.”
Comentários
A partir da leitura em
questão e de reflexões diárias, infere-se que a maneira como ocorre o
relacionamento da equipe de trabalho escolar pode influenciar no sucesso da
implementação de um novo sistema, seja tecnológico ou não. No caso das
tecnologias de informações e comunicação dentro do ambiente escolar depende da
acessibilidade ao sistema por parte da equipe e antes de tudo do preparo por
parte do gestor para tornar essa ferramenta um grande aliado da equipe de
direção e coordenação da escola.
O texto traz contribuições
importantes para essa fase do trabalho, uma vez que o autor apresenta sugestões
de como o gestor pode utilizar as tecnologias em seu favor, além de listar
alguns pontos chaves para a transformação dessa visão que muitas vezes as
tecnologias não contribuem positivamente com o trabalho pedagógico e
administrativo.
Dentre desse contexto, fica claro que o
cenário do ambiente escolar precisa se adequar as demandas sociais com
urgência. Sendo que as tecnologias podem atuar como facilitadores, uma vez que
permitem o acesso imediato as informações, além de também transformar dados
diários em informações contribuindo para a construção do conhecimento por cada
indivíduo dentro do ambiente escolar.
Questionamentos
Não seria mais proveitoso se abrir a novas
experiências do que ainda resistir ao novo e assim se privar de algumas
vantagens?
Como o gestor pode promover a implementação
de tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar sem parecer
imposição?
Quais as contribuições do uso de tecnologias
para o trabalho pedagógico do professor dentro da sala de aula? E como o gestor
pode auxiliar o professor nesse processo?
Fichamento 2
ALMEIDA,
M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos,
outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.
Resumo
O
autor apresenta as diversas maneiras que as tecnologias podem ser utilizadas
dentro do ambiente escolar. É feito uma análise de como a tecnologia adentrou o
ambiente escolar somente no âmbito administrativo e no decorrer do tempo foi
assumindo novas utilizações.
São abordadas diferentes maneiras de como as
TICs foram sendo utilizadas também no processo de ensino aprendizagem e também
na comunicão entre os diferentes sujeitos desse processo, além de seus aspectos
positivos.
Citações principais do texto
“As
tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na
educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o
controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à
demanda de vagas e à vida escolar do aluno.”
“Posteriormente,
as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração
às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais.”
“(...)
Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e
flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um
processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e
experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da
escola, bem como com outros agentes externos.”
“Não
se pode esperar que as TIC funcionem como catalisadores dessa mudança, uma vez
que não basta o rápido acesso a informações atualizadas continuamente, nem a
simples adoção de novos métodos e estratégias de ensino ou de gestão.”
“Assim,
as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre
os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras
organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que
dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades
colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o
desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa
e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e
respectiva aprendizagem.”
“Várias
atividades de formação de educadores para o uso pedagógico das TIC têm se
desenvolvido na modalidade de formação em serviço contextualizada na realidade
da escola e na prática pedagógica do professor, o que constitui um avanço.
Mesmo assim, outras dificuldades se fazem presentes, as quais se relacionam
tanto com a ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas,
quanto com a postura dos dirigentes escolares, pouco familiarizados com a
questão tecnológica.”
“A
incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas
situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como
sujeitos do trabalho em realização, ( ...) Daí a importância da formação de
todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na
gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e
de aprendizagem.”
“Ao
atingir esse patamar, nova tomada de consciência leva à percepção de que o
papel do gestor não é apenas o de prover condições o uso efetivo das TIC em
sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e
administrativa do sistema tecnológico e informacional.”
“Desta
forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se
limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de
dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC
para que possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a
tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de
ensino e aprendizagem.”
“Entre
os recursos disponíveis na Web , existe uma diversidade de espaços que
propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades colaborativas com a
participação de educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e instituições
que se dedicam à produção de novos conhecimentos.”
“Anuncia-se
um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de
processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de
formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais
para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e
promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra
inserida.”
Comentários
A sociedade atual está cercada de
tecnologia por todos os lados, e com a escola não poderia ser diferente e, por
essa razão esta não pode ignorar seu uso e suas contribuições para o cotidiano
escolar.
Esse uso vai além do controle
administrativo à oferta, à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. As TICs
podem trazer grandes contribuições para o processo de ensino aprendizagem desde
que gestores, professores, alunos e os demais sujeitos desse processo estejam
preparados para o uso de maneira adequada, o que pode ser alcançado através da
implementação de formação especifica para o uso de tecnologias e também a
disponibilidade materiais adequados.
Segundo o autor do texto uma grande contribuição da
inserção das TICs na escola é como suporte para: a comunicação entre os
educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras
organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que
dê subsídios para a tomada de decisões. Dessa maneira todos esses sujeitos
seriam beneficiados, pois toda informação chegaria rapidamente e atualizada
otimizando assim o tempo e participação de cada um nas tomadas de decisões.
Questionamentos
Qual
a importância da formação continuada para gestores e professores no uso das
TICs?
As
TICs apresentam mais aspectos positivos ou negativos para seu uso na escola?
Como
otimizar o uso das TICs dentro do ambiente escolar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário