Páginas

Fichamentos

Fichamento 1

VIEIRA, A.Thomaz. Funções e Papéis da Tecnologia, Gestão escolar: formação de gestores escolares para uso das tecnologias da informação e comunicação. São Paulo, PUC-SP, 2004.

Resumo
O autor traz contribuições para a formação de um gestor escolar que faz uso das tecnologias de informação e comunicação em seu cotidiano dentro da instituição escolar, seja no trato direto com professores e funcionários ou destes para com os alunos.
Para isso, o autor diferencia dado de informação e conhecimento; além de destacar a importância da postura flexível do professor para êxito na implementação de novas praticas na escola, e enumerar  os ingredientes-chave para implementação eficaz de novos sistemas nas escolas.

Citações principais do texto
“ Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno.”

“ Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.”

“ Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados.”

“ Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.”

“ Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível, é uma mensagem.”

“ Para que os dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado.”
“ Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações.”

“ Embora obtenhamos dados a partir de registros e informações, de mensagens, os conhecimentos tem origem em indivíduos.”

“ Contudo, existe uma outra possibilidade para obtenção do conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e análise de suas rotinas.”

“ Então se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas entre pessoas que os detêm – simplesmente porque trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar.”

“ A pratica do trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários.”

“ A implementação de um sistema de organização e disseminação na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar.”

“ Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição.”

Comentários
A partir da leitura em questão e de reflexões diárias, infere-se que a maneira como ocorre o relacionamento da equipe de trabalho escolar pode influenciar no sucesso da implementação de um novo sistema, seja tecnológico ou não. No caso das tecnologias de informações e comunicação dentro do ambiente escolar depende da acessibilidade ao sistema por parte da equipe e antes de tudo do preparo por parte do gestor para tornar essa ferramenta um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.
O texto traz contribuições importantes para essa fase do trabalho, uma vez que o autor apresenta sugestões de como o gestor pode utilizar as tecnologias em seu favor, além de listar alguns pontos chaves para a transformação dessa visão que muitas vezes as tecnologias não contribuem positivamente com o trabalho pedagógico e administrativo.
 Dentre desse contexto, fica claro que o cenário do ambiente escolar precisa se adequar as demandas sociais com urgência. Sendo que as tecnologias podem atuar como facilitadores, uma vez que permitem o acesso imediato as informações, além de também transformar dados diários em informações contribuindo para a construção do conhecimento por cada indivíduo dentro do ambiente escolar.

Questionamentos
Não seria mais proveitoso se abrir a novas experiências do que ainda resistir ao novo e assim se privar de algumas vantagens?

Como o gestor pode promover a implementação de tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar sem parecer imposição?


Quais as contribuições do uso de tecnologias para o trabalho pedagógico do professor dentro da sala de aula? E como o gestor pode auxiliar o professor nesse processo?




Fichamento 2

ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

Resumo

            O autor apresenta as diversas maneiras que as tecnologias podem ser utilizadas dentro do ambiente escolar. É feito uma análise de como a tecnologia adentrou o ambiente escolar somente no âmbito administrativo e no decorrer do tempo foi assumindo novas utilizações.
  São abordadas diferentes maneiras de como as TICs foram sendo utilizadas também no processo de ensino aprendizagem e também na comunicão entre os diferentes sujeitos desse processo, além de seus aspectos positivos.

Citações principais do texto

“As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno.”

“Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais.”

“(...) Criam-se possibilidades de redimensionar o espaço escolar, tornando-o aberto e flexível, propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo, no qual professores e alunos trocam informações e experiências entre eles e entre as outras pessoas que atuam no interior da escola, bem como com outros agentes externos.”

“Não se pode esperar que as TIC funcionem como catalisadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido acesso a informações atualizadas continuamente, nem a simples adoção de novos métodos e estratégias de ensino ou de gestão.”

“Assim, as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem.”

“Várias atividades de formação de educadores para o uso pedagógico das TIC têm se desenvolvido na modalidade de formação em serviço contextualizada na realidade da escola e na prática pedagógica do professor, o que constitui um avanço. Mesmo assim, outras dificuldades se fazem presentes, as quais se relacionam tanto com a ausência de condições físicas, materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura dos dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica.”

“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, ( ...) Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.”

“Ao atingir esse patamar, nova tomada de consciência leva à percepção de que o papel do gestor não é apenas o de prover condições o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional.”

“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem.”

“Entre os recursos disponíveis na Web , existe uma diversidade de espaços que propiciam a interação e o desenvolvimento de atividades colaborativas com a participação de educadores, pesquisadores, especialistas, alunos e instituições que se dedicam à produção de novos conhecimentos.”

“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.”

Comentários

            A sociedade atual está cercada de tecnologia por todos os lados, e com a escola não poderia ser diferente e, por essa razão esta não pode ignorar seu uso e suas contribuições para o cotidiano escolar.
            Esse uso vai além do controle administrativo à oferta, à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. As TICs podem trazer grandes contribuições para o processo de ensino aprendizagem desde que gestores, professores, alunos e os demais sujeitos desse processo estejam preparados para o uso de maneira adequada, o que pode ser alcançado através da implementação de formação especifica para o uso de tecnologias e também a disponibilidade materiais adequados.
Segundo o autor do texto uma grande contribuição da inserção das TICs na escola é como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões. Dessa maneira todos esses sujeitos seriam beneficiados, pois toda informação chegaria rapidamente e atualizada otimizando assim o tempo e participação de cada um nas tomadas de decisões.

Questionamentos

Qual a importância da formação continuada para gestores e professores no uso das TICs?

As TICs apresentam mais aspectos positivos ou negativos para seu uso na escola?


Como otimizar o uso das TICs dentro do ambiente escolar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário